segunda-feira, 23 de setembro de 2013

para que serve o oregano e propriedades


Nome Científico

Origanum vulgare

Utilizando

O sabor característico da pizza vem da utilização do orégano, mas ainda pode ser utilizados em pratos a base de queijos, molhos, pizzas, vinagres, sopas, massas, legumes, saladas, ensopados, feijão e ovos. A culinária italiana e grega conta com o orégano em suas receitas.

Comprando

Fresco: Seus ramos danificados são escurecidos e murchos, evite-os. Seco: As embalagens mais escuras o protegem da luz.

Conservando

Frescas: em sacos plásticos limpos na geladeira. Seco: em recipientes herméticos em lugar fresco e seco. Se preferir secar: pendure os ramos de orégano ventilado, protegido do sol.

Combinando

Além de combinar com diversos tipos de alimentos já citados, oorégano compõe temperos combinados com outras ervas, temos o exemplo das ervas finas (composta por orégano, estragão, cerefólio, salsa e cebolinha).

Preparando

As folhas devem ser lavadas e imersas em solução anti-séptica. Apenas as folhas devem ser bem picadas.

Dicas

Pode substituir o tomilho quando está fresco.

Uso Medicinal

Horta em Casa O chá de orégano é indicado no tratamento de tosse, dor-de-cabeça de origem nervosa e irritação. O chá pode ser usado para aliviar enjôo do mar. Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.
Fonte: www.fleischmann.com.br
Comprovado cientificamente o uso do orégano para diabetes.Se você vive se perguntando, mas afinal o orégano para que serve, além de temperar os alimentos?
Pesquisas recentes confirmam que o orégano, uma das ervas mais comuns da culinária brasileira - só perde mesmo para o cheiro verde (salsinha e cebolinha) - é eficaz para baixar a glicemia de pacientesdiabéticos.


O estudo foi feito pela Universidade de Franca (FAPESP), no interior paulista.

Do óleo essencial do oréganofoi extraído o ácido rosmarínico, um dos vários componentes presentes no orégano.

Segundo publicado na Revista Pesquisa Fapesp “O princípio ativo isolado demonstrou ser mais eficaz do que o medicamento testado”.



Resumindo: A substância ácido rosmarínico, óleo essencial presente no orégano pode ajudar a baixar a glicemia de diabéticos. Um medicamento fitoterápico feito a partir do orégano deve chegar no mercado a médio prazo.

Por enquanto, procure acrescentar o orégano em seus pratos e chás, ao menos será um tempero saboroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário